O EQUIVOCO DA ESCADA DE JACÓ NO
REAA
"Tal afirmação poderá talvez "chocar" alguns irmãos do Rito Escocês Antigo e Aceito, acostumados a ouvirem falar constantemente quando das cerimônias de iniciação, elevação e exaltação e também nos graus denominados superiores (Altos Graus) que o maçom subiu mais um degrau na Escada de Jacó, aludindo é claro, a ascenção do maçom nos graus do REAA. Ledo engano; e falsa prédica."
Sergio Roberto Cavalcante.
A VISÃO (SONHO) DA ESCADA DE
JACÓ
GÊNESES 28 12,17
12 -
E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis
que os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13 -
E eis que o SENHOR estava em cima dela e disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de
Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a
ti e à tua semente.
14 -
E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao
oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as
famílias da terra.
15 -
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei
tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te
tenho dito.
16 -
Acordado, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar,
e eu não o sabia.
17 -
E temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a
Casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
O SIGNIFICADO DO NOME “BÍBLIA”
E OUTRAS CONSIDERAÇÕES
A
palavra bíblia vem do grego ta bíblia, que significa “os livros”. O termo testamento
se origina do vocábulo grego “diathêke” que significa “aliança”, “herança”,
“testamento” e, por sua vez, é a tradução do hebraico “berith” que significa
tão-somente “aliança” “pacto”.
Os
títulos “Antigo e Novo Testamento” são usados pelos cristãos para diferenciar
as alianças, os Testamentos de Deus com a Humanidade. Para os judeus estes
títulos não possuem nenhum significado posto que, para eles, só houve um pacto,
um único Testamento, o que os cristãos denominam Antigo Testamento.
O
Antigo Testamento, o antigo pacto, foi estabelecido por Deus com Abraão.
No
Novo Testamento foi estabelecido por Deus e abrangendo não só os judeus, mas
toda a humanidade.
A
Bíblia é o livro com maior número de exemplares publicados e de traduções para
todas as línguas e inúmeros dialetos. Foi o primeiro livro impresso por
Gutemberg, em 1534.
A
Bíblia é o Livro Sagrado de duas grandes religiões “monoteísta”, o Judaísmo e o
Cristianismo.
Para
os judeus, a Bíblia é constituída de somente pelo que se costuma denominar de
Antigo Testamento, composto de 39 livros.
Para
os cristãos protestantes, a Bíblia é organizada em 66 livros. Os 39 do Antigo
Testamento e mais 27 outros chamado Novo Testamento.
Os
cristãos católicos e ortodoxos possuem 73 livros em suas Bíblias, pois
consideram mais sete como sendo parte integrante do Antigo Testamento, o que é
respeitado por judeus e cristãos protestantes.
Os
livros que compõem o Antigo Testamento são considerados Kitbe Kodesh, Sagradas
Escrituras, pelos judeus desde épocas muito remotas. Quando o templo foi
destruído pela última vez, por Tito Flávio Vespasiano no ano 70 d.C, foram
introduzidas nas sinagogas leituras regulares e sistemáticas do Thorah e
posteriormente outros textos foram utilizados.
No
ano 325, sob o papado de S. Silvestre(314-335), foi convocado o Primeiro
Concílio Ecumênico, o de Nicéia, que decidiu três assuntos da mais alta relevância
para o cristianismo e que perduram até os nossos dias:
CONCÍLIO DE NICÉIA
I –
A fixação do local do sepulcro de Jesus Cristo;
II –
O estabelecimento da unidade de substância do Deus-Pai a Jesus, que passaram,
assim, a formar uma só pessoa;
III
– A eleição dos Livros que deveriam compor o Novo Testamento,
canonizados
uns por terem sido julgados inspirados pelo Espírito Santo e considerados
apócrifos as demais que circulavam até então.
A
convocação do Concílio de Nicéia foi feita pelo Imperador Romano
Constantino(288-337), que, além disso, foi o presidente do Concílio e votou.
Constantino
na época contava com 37 anos de idade e professava ainda a religião Persa do
Rito de Mitra, que cultuava o Sol.
A
maioria dos livros do Antigo Testamento foi escrita em hebraico.
Já
os livros do Novo Testamento foram escritos em grego, exceto o Evangelho de
Matheus, onde foi usado o aramaico.
Os
mais antigos manuscritos, as três mais antigas cópias da Bíblia todos escritos
em grego são:
I –
O Código Vaticano, do século IV e guardada na biblioteca do Vaticano;
II –
O Código Sinaítico, também do século IV e conservado no Museu Britânico de
Londres;
III
– O Código Alexandrino, escrito no século V e que também faz parte do acervo do
Museu Britânico de Londres.
Duas
são as versões da Bíblia:
I –
A versão dos Setenta ou Alexandria para o grego;
II –
A Vulgata, para o latim.
Versão
dos Setentas é a tradução realizada entre os anos 250 e 100 A/C para o uso dos
judeus que só falavam grego.
A
outra versão é latina, denominada Vulgata, realizada no século IV quase que
integralmente por São Jerônimo (340-420), por encomenda do papa S. Damaso
(366-384). O Concílio de Trento, em 1546, proclamou esta versão como oficial
para a Igreja Católica.
Com
o tempo, o latim foi deixando de ser usado e sentiu-se a necessidade de
traduzir a Bíblia para as línguas populares modernas.
Cada
religião tem a sua história, as promessas de Deus, as alianças com Deus, seus
profetas, seus sábios, seus mestres, seus seguidores.
Todas
elas estão convictas de terem encontrado a Verdade. Mas o que é a Verdade? Onde
encontraremos? Quem realmente procura a Verdade, não pode e nem deve procurá-la
unicamente sob a ótica e dentro das premissas e sua própria religião. É
difícil, mas o que é mais importante? Crer na Verdade que outros afirmam ser a
Verdade ou procurá-la?
Sem
exceção, todas as religiões afirmam ter encontrado a Verdade Divina.
Acontece
que a Verdade é uma só. Sendo uma só Verdade, como pode haver verdades
diferentes para cada religião? Será que, sendo a verdade uma só, somente uma
religião a encontrou e as demais apenas julgam tê-la encontrado? Estão apenas
enganadas ou mentem para seus adeptos? Se somente uma encontrou a verdade, qual
será o destino dos milhões de adeptos das outras religiões que não a
encontraram? Perecerão sem salvação? E o pobre aborígine que no interior da
floresta mais profunda nunca ouviu nenhum pregador da Verdade e, portanto, nem
teve a oportunidade de conhecê-la?
Morrerá
sem salvação, sem nenhuma oportunidade.
Ora,
se todas as religiões dizem que se Deus é bondoso e justo, certamente Ele, e
somente Ele, saberá solucionar tais questões. Para isso, Ele não precisa de
intermediários, os quais não nomeou.
A
crença nas verdades religiosas é um atributo daqueles que têm Fé. Contudo, a
crença cega leva ao fanatismo religioso, que foi e sempre será execrado pela
Maçonaria.
A
Maçonaria abomina o fanatismo religioso, que no passado levou muitos sábios e
filósofos, além de homens e mulheres comum do povo, às barras dos tribunais da
‘‘Santa Inquisição”, que em nome de Deus, torturou e matou inúmeros inocentes”.
A
Maçonaria sempre foi perseguida pelo fanatismo religioso, desde a sua criação
como Maçonaria dos Aceitos, ou Especulativa. No ano de 1738, cerca de 15 anos
após a publicação da Constituição de Anderson, o Papa Clemente XII promulgou a
Bula Papal “In Eminente”, excomungando a Maçonaria. A partir deste evento,
através do Irmão Jonh Payne (Grão-Mestre),
os Maçons passaram a adotar o Livro das Sagradas Escrituras na abertura dos
trabalhos de suas reuniões. Portanto, até então, não se tinha a obrigação de
adotar o Livro das Sagradas Escrituras nas reuniões.
Antes
desta data, o que se ensinavam nas Confrarias de Pedreiros eram lendas bíblicas
relacionadas com a História do Povo Judeu, a Construção do Templo de Jerusalém,
do Dilúvio Universal etc., porém sempre exageradamente, fantasiosamente. As
Lendas Templárias e os “Contos” sobre as religiões de Mistérios se misturavam e
se entrelaçavam.
Duzentos
anos depois, 1723, quando o Dr. James Anderson publicou o seu “Livro das
Constituições” introduziu todas essas fantasias no seu livro, que quinze anos
depois, 1738, foi obrigado a retirar, devido ao ridículo a que se expôs.
Isto,
todavia, não quer dizer que a Bíblia é culpada. Isso quer dizer, somente, que o
uso da Bíblia, como Livro das Sagradas Escrituras, dos Pedreiros Operativos, só
foi possível, depois de 1600 em diante, quando começou a ingressar na Ordem dos
Pedreiros Livres, os primeiros intelectuais da Europa.
Pois
os Pedreiros em sua maioria eram analfabetos, eram homens do povo, desprovidos
de qualquer tipo de cultura que não fosse aquela ligada a Arte de Construir. Na
qual eram Gênios eram formidáveis, eram exímios.
Qualquer
alusão do uso do Livro das Sagradas Escrituras (Bíblia) antes de 1600, pelos
Maçons, é pura fantasia. Os Estatutos Schaw, datados de 1598, não mencionam o
Livro das Sagradas Escrituras (Bíblia). Mencionam apenas “contos bíblicos”,
“lendas” que os monges das Irmandades contavam aos Obreiros de suas
construções.
A ESCADA DE JACÓ NOS RITUAIS
1º - Ritual de 1º Grau –
Emulação – Grande Loja Distrital da América do Sul – Divisão Norte - GLUI[1]:
“A
cobertura de uma Loja é um dossel celestial de diversas cores assim como os
Céus. O caminho por onde nós, como Maçons, esperamos lá chegar, tem como auxílio
uma escada, conhecida nas Escrituras como a escada de Jacó. É composta de
muitos degraus, que representam muitas virtudes morais, mas três principais que
são: Fé, Esperança e Caridade. Fé no Grande Arquiteto do Universo. Esperança na
salvação e Caridade para com todos os homens. Ela atinge os Céus e se apóia no
Livro das Sagradas Escrituras, porque pelas doutrinas contidas nesse Livro
Sagrado, somos ensinados a crer na benevolência da Providência Divina, crença
que reforça a nossa fé e nos habilita a subir o primeiro degrau; a Fé,
naturalmente cria em nós a esperança de nos tornarmos participantes das
abençoadas promessas ali descritas, Esperança que nos habilita a alcançar o
segundo degrau; mas o terceiro e último, sendo Caridade, compreende todos os outros
e o Maçom que possui essa virtude no seu mais amplo sentido pode ser
considerado como tendo atingido o apogeu de sua Arte. Em sentido figurado, é
uma Mansão Etérea, encoberta aos olhos dos mortais pelo firmamento estrelado,
que são uma alusão a outros tantos Maçons regulares, sem cujo número nenhuma
Loja é perfeita, nem Candidato algum pode ser ilegalmente iniciado na Ordem.”
2º -
Ritual de 1º Grau – Rito de York – Grand Lodge of Nevada-USA:
“The covering of
a Lodge is no less than the clouded canopy, or starry decked heaven, where all
good Masons hope at last to arrive by the aid of that ladder which Jacob in his
vision saw extended from earth to heaven, the principal rounds of which are denominated
Faith, Hope and Charity, which admonish us to have Faith in God, Hope in
Immortality, and Charity to all mankind. The greatest of these is Charity; for
our Faith may be lost in sight, Hope ends in fruition, but Charity extends
beyond the grave, through the boundless realms of eternity.”
“A
cobertura de uma Loja nada mais é do que a abóbada com nuvens, ou um céu
estrelado, onde todos os bons Maçons esperam, afinal, chegar com a ajuda da
escada que Jacó, que em sua visão, viu estendida da terra ao céu, cujos principais
degraus são Fé em Deus, Esperança da Imortalidade e Caridade para toda a
humanidade. O maior deles é o da Caridade, porque a nossa Fé pode ser perdida
de vista, a Esperança termina em frustração, mas a Caridade se estende
além-túmulo, através dos domínios sem fronteiras da eternidade.”
3º -
Ritual de 1º Grau – Rito de York – Grand Lodge of Illinós[2]-USA:
“The covering of
a Lodge is the clouded canopy, or starry decked heaven, where all good Masons
hope at last, to arrive by the aid of a ladder called Jacob’s Ladder having
three principal rounds denominated Faith, hope and Charity to all mankind. Bud
the greatest of these is charity; for faith may be lost in sight, hope end in
fruition, but charity extends beyond the grave to the boundless realms of
eternity.”
“A
cobertura de uma Loja é o pálio coberto de nuvens, ou um céu enfeitado de
estrelas, onde todos os bons Maçons esperam finalmente, chegar com a ajuda de
uma escada chamada a Escada de Jacob que os três principais degraus
denominam-se Fé, esperança e Caridade para toda a humanidade. O maior deles é a
caridade; já que a fé pode ser perdida à vista, o fim de esperança em fruição,
mas a caridade estende-se além da sepultura aos reinos ilimitados da
eternidade.”
4º - Ritual[3]
de 1º Grau – Rito de York – Grand Lodge of Florida-USA:
“The covering of
a Lodge is no less than the clouded canopy, or starry decked heaven, where all
good Masons hope at last to arrive by aid of that ladder which Jacob in his
vision saw extended from earth to heaven, the principal rounds of which are
denominated Faith, Hope and Charity, which admonish us to have Faith in God,
Hope in Immortality, and Charity to all mankind. The greatest of these is
Charity; for our Faith may be lost in sight, Hope ends in fruition, but Charity
extends beyond the grave, through the boundless realms of eternity.”
“A
cobertura de uma Loja é nada menos do que a abóbada com nuvens ou o céu
estrelado, onde todos os bons Maçons esperam chegar, no fim, com a ajuda da
escada que Jacó, na sua visão, viu desdobrada da terra ao céu, cujos principais
degraus são denominados Fé, Esperança e Caridade, o que nos adverte para termos
Fé em Deus, Esperança na Imortalidade e Caridade para com toda a humanidade. A
maior delas é a Caridade, pois a nossa Fé pode ser perdida de vista, a
Esperança termina na fruição mas a Caridade se estende além do túmulo, por toda
a ilimitada extensão da eternidade.”
5º -
Ritual de 1º Grau – Rito de York – Grand Lodege of New York-USA:
“The covering of
a Lodge is no less than the clouded canopy, or starry decked heaven, where all
good Masons hope at last to arrive by the aid of that ladder which Jacob in his
vision saw extended from earth to heaven, the principal rounds of which are
denominated Faith, Hope and Charity, which admonish us to have Faith in God,
Hope in Immortality, and Charity to all mankind. The greatest of these is
Charity; for our Faith may be lost in sight, Hope ends in fruition, but Charity
extends beyond the grave, through the boundless realms of eternity.”
“A
cobertura de uma Loja é nada menos do que a abóbada com nuvens ou o céu
estrelado, onde todos os bons Maçons esperam chegar, no fim, com a ajuda da
escada que Jacó, na sua visão, viu desdobrada da terra ao céu, cujos principais
degraus são denominados Fé, Esperança e Caridade, o que nos adverte para termos
Fé em Deus, Esperança na Imortalidade e Caridade para com toda a humanidade. A
maior delas é a Caridade, pois a nossa Fé pode ser perdida de vista, a
Esperança termina na fruição mas a Caridade se estende além do túmulo, por toda
a ilimitada extensão da eternidade.”
6º - Ritual de 1º Grau – REAA –
Grande Loja do Estado da Paraíba[4]:
“Sois,
agora, Aprendiz Maçom; pusestes o pé no primeiro degrau da Escada de Jacó, que
simboliza o primeiro passo no caminho do vosso aperfeiçoamento moral. Voltareis
ao mundo profano esclarecido pelos deveres de Aprendiz.
Fazei
dos conselhos que recebestes a pedra de toque e de amor para vossos semelhantes;
amassai, com coragem e perseverança, o cimento místico que servirá para
edificar o Templo do Grande Arquiteto do Universo.”
Consta
ainda na parte de instrução do ritual de 1º Grau do REAA da Grande Loja
Maçônica do Estado da Paraíba, o seguinte[5]:
“...VM:
- O que representa o teto dos nossos templos, Irmão 2º Vigilante?
2ºV:
- O teto dos templos maçônicos de cores variadas, representa a abobada celeste;
isto é, o Céu, o infinito.VM: - Que caminho nos fará atingir a abobada ceLeste,
meu Irmão?
2ºV:
- O caminho pelo qual nós Maçons, esperamos atingi-la é expresso,
simbolicamente pela escada existente no Painel Alegórico, denominada de Escada
de Jacó, nome que, como fiel guardiã das antigas tradições, a Maçonaria
conserva. Por isso é que dizemos aos Aprendizes depois de sua iniciação, que
pôs o pé no primeiro degrau da Escada de Jacó, significando que deu o primeiro
passo no caminho de seu aperfeiçoamento moral. VM: - De quantos degraus se
compõe essa escada e o que representam? 2ºV: - A Escada de Jacó é composta de
muitos degraus, todos eles representativos das virtudes exigidas aos Maçons nos
eu caminhar em busca da perfeição.
VM: - Que símbolos se destacam em sua base,
centro e topo, meu Irmão?
2ºV:
- Três símbolos muitos conhecidos do mudo profano: uma Cruz, uma Âncora e um
Cálice com uma mão estendida, representando as três virtudes teologais – Fé,
Esperança e Caridade – quem devem ornar o espírito e o coração de qualquer ser
humano, principalmente do Maçom que não se esquecerá, jamais, de depositar Fé
no Grande Arquiteto do Universo, Esperança no aperfeiçoamento moral e Caridade
para com seus semelhantes.
VM:
- Que correspondência existe entre as virtudes teologais e as Colunas sobre as
quais se apóiam a Loja, meu Irmão?
2ºV:
- A Fé é a Sabedoria do espírito, sem a qual o homem nada levará à termo; a
Esperança é a Força do espírito, amparando-o e animando-o nas dificuldades
encontradas no caminho da existência; e a Caridade é a beleza que adorna o
espírito e os corações bem formados, fazendo com que nestes se abriguem os mais
puros sentimentos humanos.”
7º - Ritual de 1º Grau –
Emulação – Grande Loja Maçônica de Brasília[6]:
“A
cobertura de uma Loja é um dossel celestial de diversas cores, o próprio céu.
O
caminho por onde nós, como Maçons, esperamos lá chegar tem como auxílio uma
escada, chamada nas Escrituras a escada de Jacó. É composta de muitos degraus,
que representam muitas virtudes morais, mas três principais que são: Fé,
Esperança e Caridade. Fé no GADU. Esperança na salvação e Caridade para com
todos os homens. Ela atinge os céus e descansa no Livro das Sagrdas Escrituras,
porque, pelas doutrinas contidas nesse Livro Sagrado, somos ensinados a crer na
benevolência da Divina Providência Divina, crença que reforça a nossa fé e nos
habilita a subir o primeiro degrau; esta Fé, naturalmente cria em nós a
esperança de nos tornarmos participantes das promessas abençoadas aí descritas,
Esperança que nos habilita a alcançar o segundo degrau; mas o terceiro e
último, sendo Caridade, compreende todos os outros, e o Maçom que possui essa
virtude no seu mais amplo sentido pode ser considerado como tendo atingido o
apogeu de sua profissão. Em sentido figurado, é uma Mansão Etérea, encoberta
aos olhos dos mortais pelo firmamento estrelado, emblematicamente aqui
representado por sete estrelas, que são uma alusão a outros tantos Maçons
regularmente feitos, sem cujo número nenhuma Loja é perfeita, nem Candidato
algum pode ser ilegalmente iniciado na Ordem.”
8º - Ritual de 1º Grau –
Emulação – Grande Loja do Estado de São Paulo[7]:
“A
cobertura de uma Loja é um dossel celestial de diversas cores, o próprio céu.
O
caminho por onde nós, como Maçons, esperamos lá chegar tem como auxílio uma
escada, chamada nas Escrituras a escada de Jacó. É composta de muitos degraus,
que representam muitas virtudes morais, mas três principais que são: Fé,
Esperança e Caridade. Fé no GADU. Esperança na salvação e Caridade para com
todos os homens. Ela atinge os céus e descansa no Livro das Sagradas Escrituras,
porque, pelas doutrinas contidas nesse Livro Sagrado, somos ensinados a crer na
benevolência da Divina Providência, crença que reforça a nossa fé e nos
habilita a subir o primeiro degrau; esta Fé, naturalmente cria em nós a esperança
de nos tornarmos participantes das promessas abençoadas aí descritas, Esperança
que nos habilita a alcançar o segundo degrau; mas o terceiro e último, sendo
Caridade, compreende todos os outros, e o Maçom que possui essa virtude no seu
mais amplo sentido pode ser considerado como tendo atingido o apogeu de sua
profissão. Em sentido figurado, é uma Mansão
Etérea,
encoberta aos olhos dos mortais pelo firmamento estrelado, emblematicamente
aqui representado por sete estrelas, que são uma alusão a outros tantos Maçons
regularmente feitos, sem cujo número nenhuma Loja é perfeita, nem Candidato
algum pode ser ilegalmente iniciado na Ordem.”
10º - Ritual de 1º Grau – REAA
– Grande Oriente do Brasil[8]:
O referido
ritual foi pesquisado folha a folha (01 a 79) e nada foi encontrado, nem que
implicitamente, sobre a escada de Jacó.
11º - Ritual de 1º Grau – REAA
– Grande Oriente do Brasil[9]:
O
referido ritual foi pesquisado folha a folha (01 a 83) e nada foi encontrado,
nem que implicitamente, sobre a escada de Jacó.
12º - Ritual de 1º Grau – REAA
– Grande Oriente do Brasil[10]:
O
referido ritual foi pesquisado folha a folha (01 a 164) e nada foi encontrado,
nem que implicitamente, sobre a escada de Jacó.
13º - Ritual de 1º Grau – REAA
– Grande Loja Symbolica do Pará[11]:
“A
cobertura de uma loja maçônica se representa por uma Abóbada CeLeste de côres
variadas, representando o CEO[12],
isto é, o infinito. O caminho pela qual nós Maçons, esperamos atingi-la, é
expresso symbolicamente pela escada existente no Painel e que as Sagradas
Escrituras denominam a Escada de Jacob, nome que, sempre guarda fiel da antiga
tradição, a Maçonaria conserva.
Por
isso é que dizemos aos Aprendizes-Maçons depois de sua iniciação, “que puzeram
o pé no 1º degráo da ESCADA DE JACOB”, significando-lhes que deram o primeiro
passo no caminho do seu aperfeiçoamento moral.
Compõe-se
esta escada de muitos degáos, todos eles representativos das virtudes exigidas
ao Maçom no seu caminho para a perfeição.
Na
sua base e topo, entretanto, destacam-se três symbolos, muito conhecidos no
mundo profano, como representando a FÉ; a ESPERANÇA e a CARIDADE.
De
facto são estas as primeiras virtudes Moraes que devem ornar o espírito de
qualquer se humano e, principalmente, dos Maçons.
Fé
no Grande Architeto do Universo;
Esperança
no Aperfeiçoamento Moral; e Caridade para com o gênero Humano.
Ainda
por analogia, poderemos explicar do seguinte modo essas três Virtudes: A Fé é a
sabedoria do espírito, sem a qual o homem nada levará a termo; a Esperança é a
Força do espírito amparando-o e animando-o nas dificuldades que encontram a
cada passo, no caminho da existência; e a Caridade é a beleza que adorna o
espírito e os corações bem formados, fazendo com que neles se abriguem os mais
puros sentimentos humanos.”
14º - Ritual de 1º Grau – Rito
York Antigo – Grande Loja Nacional Francesa:
“La couverture de la loge n’est autre que la
voûte cêLeste et ses nuêes ou lês cieux semés d’étoiles, où tous les bons
maçons espèrent parvenir enfin, Grace à cette échelle que Jacob, dans sa
vision, vit s’êtendre de la terre jusq’au ciel, et dont lês pricipaux échelons
s’ppellent le Foi, I’ Esperánce et la Chartiê, qui nous exhortent à avoir foi
em Dieeu, esperance em I’immortalité, et charité envers toute I’humanité. La
plus grande de sés vertus est la Charité. Car nous pouvons padre de vue notre
foi, I’ esperance peut prendre fin quand elle se realise, mais la charité
s’etend su-dala de la tombe à travers lês royaumes infinis de I’eternité.”
“A cobertura
de uma Loja é nada menos do que a abóbada com nuvens ou o céu estrelado, onde
todos os bons Maçons esperam chegar, no fim, com a ajuda da escada que Jacó, na
sua visão, viu desdobrada da terra ao céu, cujos principais degraus são
denominados Fé, Esperança e Caridade, o que nos adverte para termos Fé em Deus,
Esperança na Imortalidade e Caridade para com toda a humanidade. A maior delas
é a Caridade, pois a nossa Fé pode ser perdida de vista, a Esperança termina na
fruição mas a Caridade se estende além do túmulo, por toda a ilimitada extensão
da eternidade.”
15º - Ritual de 1º Grau – REAA
– Grande Loja do Estado da Bahia[13]:
“O
Teto das Lojas Maçônicas representa a Abóbada CeLeste, de cores variadas.
O
caminho para atingir essa Abóbada, isto é, o Céu, o Infinito, é representado
pela escada composta de muitos degraus existentes no Painel da Loja e conhecida
por ESCADA DE JACÓ, nome que como fiel guardiã das antigas tradições, a
Maçonaria o conserva. Cada degrau representa uma das Virtudes exigidas ao Maçom
para caminhar em busca da perfeição moral.
Em
sua base, centro e topo, destacam-se três símbolos, muitos conhecidos do mundo
profano: FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE, virtudes morais que devem ornar o espírito e
o coração de qualquer ser humano, principalmente do Maçom, que não se
esquecerá, jamais, de depositar FÉ no GADU, Esperança no aperfeiçoamento moral
e Caridade para com seus semelhantes. A FÉ é a SABEDORIA do espírito, sem a
qual o homem nada levará a termo; a ESPERANÇA é a FORÇA do espírito, amparando-o
e animando-o nas dificuldades encontradas no caminho da vida e a CARIDADE é a
BELEZA que adorna o espírito e o coração bem formados, fazendo com que, neles,
se abriguem os mais puros sentimentos humanos.
É o
traçado espiritual para o aperfeiçoamento do Maçom que queira atingir o topo da
ESCADA DE JACÓ, após haver desbastado as asperezas de seu EU, asperezas essas
representadas pela ambição, orgulho, egoísmo e demais paixões, que torturam os
corações profanos. Em toda Loja Maçônica Regular,
Justa
e Perfeita, existe um PONTO DENTRO DE UM CÍRCULO, que o verdadeiro Maçom não
pode transpor. Esse CÍRCULO situa-se entre DUAS LINHAS PARALELAS, uma
representando MOISÉS, ao Norte e a outra o REI SALOMÃO ao Sul.
Na
parte superior desse círculo, fica o LIVRO DA LEI, que sustenta a ESCADA DE
JACÓ, cuja extremidade atinge o Céu. Caminhando em torno desse CÍRCULO,
teremos, necessariamente, de tocar nas LINHAS PARALELAS, assim como no LIVRO DA
LEI. Enquanto um Maçom se conservar assim circunscrito, não poderá errar.”
16º - Ritual de Emulação – 1º
Grau – Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro[14]:
“A
cobertura de uma Loja Franco-maçônica é um dossel celestial de diversas cores,
os próprios Céus. O caminho por onde nós, como Maçons, esperamos lá
chegar,
e com o auxílio uma escada, chamada na Escritura, a Escada de Jacó.
É
composta de muitos degraus, que representam muitas virtudes morais, mas três
principais que são: Fé, Esperança e Caridade. Fé no Grande Arquiteto do Universo.
Esperança na salvação e Caridade para com todos os homens. Ela atinge os Céus e
se apóia no Livro das Sagradas Escrituras, porque pelas doutrinas contidas
nesse Livro Sagrado, somos ensinados a crer na benevolência da Providência
Divina, crença que reforça a nossa fé e nos habilita a subir o primeiro degrau;
a Fé, naturalmente cria em nós a esperança de nos tornarmos participantes das
abençoadas promessas ali descritas, Esperança que nos habilita a alcançar o
segundo degrau; mas o terceiro e último, sendo Caridade, compreende todos os
outros e o Maçom que possui essa virtude no seu mais amplo sentido pode ser
considerado como tendo atingido o apogeu de sua Arte. Em sentido figurado, é
uma Mansão Etérea, encoberta aos olhos dos mortais pelo firmamento estrelado,
que são uma alusão a outros tantos Maçons regulares, sem cujo número nenhuma
Loja é perfeita, nem Candidato algum pode ser legalmente iniciado na Ordem.”
17º
- Ritual de 1º Grau - Rito Brasileiro –
Grande Oriente do Brasil[15]:
“. .
. VM: - Ir, F... conheceis a Escada de Jacó?
R: -
Sim, Venerável Mestre. Ela é expressivo símbolo iniciático: representa a ponte
de ascenção da Terra ao Céu.
VM:
- Onde estão, Irmão F..., colocados os Aprendizes?
R: -
No primeiro degrau da Escada de Jacó[16].
A sua marcha para o alto depende de seu próprio anseio de perfeição.
VM:
- Ir F..., ao longo da Escada de Jacó vedes alguns símbolos?
R: -
Sim, venerável Mestre. Há três símbolos: na base, no centro e no topo, representando
a Fé, a Esperança e a Caridade. A Escada coroa-se pela Estrela Radiante de 7
Pontas, inscrita no Círculo. Símbolo do Supremo Arquiteto do Universo”.
RITUAIS QUE NÃO CONTÉM CITAÇÃO
SOBRE A ESCADA DE JACÓ
Rituais
do Rito Schröder, Adonhiramita[17]
e do Rito Moderno ou Francês.
Pelo
menos, foi esta informação que me foi epassada por alguns Irmãos[18]
que labutam nos dois conceituados Ritos.
CONCLUSÃO
Então,
o por que da afirmação do Equívoco da Escada de Jacó!
Simplesmente,
tendo em vista que analisando todos os textos expostos no presente trabalho,
este articulista é de opinião que a Escada de Jacó, só tem finalidade, nos
rituais de 1º grau dos sistemas ritualísticos e liturgicos inglês e
norteamericano e quiçá no escocês e irlandês. Pois, apesar de várias tentativas
de pesquisas nada consegui com respeito aqueles dois países, com relação aos seus
rituais e sobre tudo, com relação a escada de Jacó em seus rituais.
Pois
bem. Analisando cada texto individualmente, nota-se cabalmente que a escada de
Jacó é típica dos rituais do sistema inglês e norteamericano.
Fora
os painéis (tracing board/tábua de traçar) do sistema maçônico inglês, pelo
menos, no que se refere ao ritual de emulação, nota-se, que existe a tal escada,
simbolizando a (escada) de Jacó, descrita na Bíblia (Gen: 28:12-17).
Nos
painéis (trestleboard) do sistema norteamericano, nota-se também, da mesma
forma, a tal escada, simbolizando a (escada) de Jacó, descrita em (Gen: 28:12-17).
Os
painéis do REAA, o simbólico, ou seja, o VERDADEIRO e ÚNICO, não apresenta tal
escada.
Existe
também outro, denominado de alegórico, que nada tem haver com a filosofia e
doutrina do REAA. Foi um enxerto efetivado após criação (fundação) das então
neófitas Grandes Lojas Estaduais, nos idos de 1927.
Se o
dileto Irmão chegou a ler este, com esmero e cuidado, notou que nos rituais do
REAA do GOB, datados respectivamente de 1922 e 1926, nada consta (va) sobre a Escada
de Jacó.
Essa
Escada, a de Jacó, só vem aparecer nos rituais a partir do ano de 1928, quando
já existiam algumas Grandes Lojas em plena atividade, dentre as quais a do
Pará.
BIBLIOGRAFIA:
Cavalcante,
Sergio – Rito Escocês Antigo e Aceito – Rituais de 1804;
Rituais
de diversos Corpos Simbólicos já nste trabalho nominados.
[1] P. 164. A edição do ritual é do ano de 2001. Esta
Grande Loja é subordinada diretamente a Grande Loja Unida da Inglaterra.
[2] Página 86.
[3] Na verdade, os maçons norte-americanos não utilizam
rituais em seus trabalhos. Eles utilizam sim, códigos. Ou seja, os “rituais”
são todos codificados (cifrados).
[4] A edição do ritual é do ano de 2005.
[5] Página 69. A edição é do ano de 2005.
[6] Pp. 58-59. Este ritual é denominado de Rito de York –
Cerimônias Exatas (Ritual Emulação).
[7] P. 79. A edição do ritual é do ano de 2003.
[8] Nesse ritual, o qual é datado do ano de 1922, nada
consta sobre a Escada de Jacó.
[9] Nesse ritual, o qual é datado do ano de 1926, nada
consta sobre a Escada de Jacó.
[10] Nesse ritual, o qual é datado do ano de 2001, nada
consta sobre a Escada de Jacó.
[11] Páginas 70-71. A edição do ritual é do ano de 1928.
[12] A grafia está tal qual a da época da confecção e impressão.
[13] Contribuição do Respeitável Irmão Renato Burity –
Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia.
[14] P.46. A edição do ritual é do ano de 2001.
[15] Página 187.
[16] Há uma grande incoerência. Vide a figura do painel de
1º Grau do Rito Brasileiro adotado pelo GOB, a qual se encontra na p. 13 do
presente trabalho. Ou seja, no referido painel não consta a tal Escada de Jacó.
[17] Pesquisado o ritual de 1º grau do Rito Adonhiramita pp
– 01-291, nada foi encontrado relacionado com a Escada de Jacó, exceto o painel
do grau, constante da p.20.
[18] Informação prestada pelo Respeitável Irmão Rui Jung
Neto - Ex-Venerável Mestre da BARLS."Concordia et Humanitas", nº 56 -
GLMERGS; Ritual de 1º Grau do Rito Schröder da ARLS Mensageiros da Luz nº 51 –
jurisdição do Grande Oriente Independente do Estado de Pernambuco.
Am Ir Calvacanti
ResponderExcluirSobre V.pequisa:
"[17] Pesquisado o ritual de 1º grau do Rito Adonhiramita pp – 01-291, nada foi encontrado relacionado com a Escada de Jacó, exceto o painel do grau, constante da p.20".
De fato na pag "21",consta o PAINEL ALEGÓRICO, o Painel do Grau,encontra-se na pág.70(AA)(2009)
Na I instr do rito Adonhiramita "doutrina e Simbol" fala da escada de Jacob,dos seus degraus e da ascensão,cf já mencionados em V.trabalho.Não iremos descrever os detalhes.Mas o pesquisador poderá ,se tiver acesso,ver tal descrição mais detalhadamente e que não devemos expor aqui.
Por alguns momentos,nos vimos aqui escrevendo esse texto,pois comungamos de tal pensamento no que se refere aos ESCOLHIDOS e aos excluídos não terem acesso ao PARAISO.Citamos ,muitíssimas vezes igual pensamento"como ficariam os que não tiveram contato com essa doutrinas,como os aborígines ou quaisquer outros,não cristianizados???
Como também desconhecemos,como diziam os franceses sobre a Divisão do mundo entre portugueses e espanhóis, as cláusulas dos apontamentos de Deus que nomeou Judeus ou Cristãos ou quaisquer outros povos como intermediários entre ELE e que escolhesse, os irão DESSA para outra dimensão.Parabéns pelo trabalho
SSS
(NH)Walter Scott-Obreiros de Trento3161 Or de Rio dos Cedros-SC